Cuidados nas ceias de final de ano

por rdb publicado 12/01/2024 13h45, última modificação 12/01/2024 18h03
A organização para as festas de final de ano deve contemplar, além da escolha do cardápio, alguns cuidados com a segurança sanitária dos alimentos, sejam eles preparados em casa, comprados ou sob encomenda. A primavera e o verão são as estações do ano em que ocorre maior número de surtos de doenças transmitidas por alimentos (DTAs). As bactérias patogênicas - tais como Salmonelas e Stafilococcus aureus - são as maiores causadoras de surtos gastrointestinais, caso não sejam tomadas medidas preventivas por quem manipula os alimentos.
Cuidados nas ceias de final de ano

cuidados com alimentaçao em periodo de festas.

Salmonela

A salmonela tem sido a bactéria patogênica que ocorre com maior freqüência em alimentos que contêm carnes de aves, suína e bovina e em preparados com ovos crus, como nas maioneses. Alimentos contaminados por salmonelas podem causar infecções que podem causar os seguintes sintomas: diarreia, vômitos, febre alta e dor de cabeça. Essas infecções podem ser evitadas se o alimento for cozido completamente para ser consumido. Por isso, as maioneses não devem ser preparadas com ovos crus e sim com gemas cozidas.

Stafilococcus aureus

O Stafilococcus aureus está presente em ferimentos de mãos e nas unhas de quem prepara o alimento e pode contaminá-lo se não tiver cuidados higiênicos adequados. Os sintomas de quem consome alimentos contaminados por Stafilococcus aureus são vômitos, dor de cabeça e diarreia de menor intensidade. Por não ser infecção, não ocorre febre.

Causas frequentes de contaminação

As causas mais frequentes de alimentos contaminados por Salmonela e Stafilococcus aureus são:

  • Uso de produtos de origem animal (carne, embutidos, peixe, aves, leite, queijo, ovos) sem inspeção sanitária e provenientes de estabelecimentos não licenciados pelos órgãos de agricultura (ou seja, não possuem indicados em rotulagem os números SIF, CISPOA, SIM), sendo, portanto considerados clandestinos e com possibilidades de estarem contaminados.
  • Alimento exposto em temperatura ambiente por tempo maior que duas horas (porque as bactérias se multiplicam rapidamente nessa faixa).
  • Armazenamento inadequado de alimentos - seja refrigerado ou aquecido, pois abaixo de 4º C as bactérias não se multiplicam e acima de 60º são eliminadas.
  • Manipulação inadequada no momento do preparo, tais como: falta de higiene dos equipamentos, utensílios e do manipulador.
  • Uso de água não potável na higienização dos equipamentos e dos alimentos.
error while rendering plone.comments